segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Curiosidade animal: jacaré açu

O jacaré açu também é conhecido como jacaré preto, é o maior dos jacarés sul-americanos, podendo chegar a medir 6 metros de comprimento. Hoje em dia é muito raro encontrá-lo, já que é muito caçado para uso de sua pele. Fazendeiros não gostam de jacarés açus por perto pois representam algum perigo para as pessoas e suas criações, e normalmente os matam. Tem um couro muito cobiçado, é uma carne saborosa, apreciada por muitos moradores da região. Por isso esta na lista de animais ameaçados de extinção.
Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narinas são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino.
O jacaré açu deve temer mais seus inimigos quando ainda é jovem. Se não é comido no ovo por carnívoros ou grandes cobras, corre o risco de ser devorado, assim que nasce, pela jibóia ou por outros jacarés adultos.
Seu nome científico é: Melanosuchus niger. Pesa até 300 quilos e pode viver entre 80 e 100 anos. Mais informações podem ser obtidas no link http://www.saudeanimal.com.br/jacare_acu.htm, no qual esta pesquisa foi feita.
É comum os ribeirinhos serem atacados pelo jacaré-açu às margens dos rios e igarapés, mas o link http://www.ocurumim.com.br/Noticia.asp?ID=2049 traz uma notícia de um desses ataques que ocorreu em terra firme!


Nenhum comentário:

Postar um comentário